Docentes

Professores componentes do NEAB
Coordenador
Marcos Silveira
Professora Doutora em Educação Gizele de Souza
Titulação: professora e doutora em educação – PUC/SP
DEPLAE/Setor de Educação
Título do projeto de pesquisa: História, Cultura e Escolarização da Infância
RESUMO: O presente projeto insere-se nos estudos de perspectiva histórica que versa sobre a história da educação e nela, a história da infância. O escopo desta investigação trata sobre o processo de constituição da história, da cultura e da escolarização da infância brasileira, sobre os modos em que esta infância fora se configurando enquanto uma "etapa", "faixa" etária específica e para a qual organizou-se instituições escolares, instituições de assistência, políticas e programas sociais, revistas, brinquedos, vestuários, todo um repertório cultural, pedagógico, médico-higiênico. O período tratado será de fins do século XIX a década de 70 do século XX.
Nome dos bolsistas e orientandos vinculados:
Noemi Santos da Silva (curso de História). Pesquisa: Relações Raciais na História da Educação Primária Paranaense Maria Patrícia Celestino de Oliveira (curso de Pedagogia). Pesquisa: Educação infantil e Relações Raciais
Professor Mestre João Arthur Pugsley Grahl
Titulação Mestre em Letras – UFPR
Departamento de Letras - DELEM SCHLA
Título do projeto de pesquisa: Tradução
Resumo: Traduzir do francês para o português textos indicados como significativos para o estudo da História da África Pré-colonial, Literatura Africana e História da África Contemporânea
Bolsistas e orientandos vinculados: Vanessa Cardozo (Letras Francês)
Edson Pires Antonio  (Letras Português) e Roberto Jardim da Silva (Ciências Sociais)
Áreas de interesse -Tradução - literatura francofona - história da África
Professor Doutor Luiz Carlos Ribeiro
Departamento de História – HL - DEHIS/HL
Título do projeto de pesquisa: Futebol e racismo em Curitiba
Resumo: A partir de pesquisa de campo envolvendo torcedores de futebol, (b) imprensa esportiva local e (c) jogadores, a presente pesquisa pretende analisar o preconceito racial contra negros no futebol na cidade de Curitiba.
Bolsistas e orientandos vinculados: Thiago Miranda ; Amanda Jorge Corrêa
Áreas de interesse: História, Antropologia, Sociologia, Direito, Educação Física
Professor Doutor  Nelson Rosário de SouzaTitulação: DOUTOR - SOCIOLOGIA – USP
Lotação na UFPR: Departamento de Ciências Sociais - DECISO
Título do projeto de pesquisa: Propaganda Política, Imprensa e Opinião Pública nas eleições de 2008 e 2010 e no Referendo das Armas.
Resumo: O presente trabalho analisa a cobertura midiática das eleições de 2008 para Prefeitura de Curitiba e 2010 para Presidente no Brasil e Governador do Paraná, assim como do referendo de 2005. Também se investiga o uso do Horário Eleitoral pelos candidatos majoritários e os debates televisivos. É alvo da pesquisa, ainda, a recepção das mensagens midiáticas por parte dos eleitores.
Título: As audiências públicas do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre
cotas raciais e a cobertura da mídia.
Resumo: O projeto analisa a argumentação discursiva produzida por diferentes agentes nas audiências públicas do STF sobre cotas raciais nas universidades públicas e a cobertura da mídia a respeito do evento, especialmente, a abordagem das revistas Veja e Isto É, do Jornal Folha de São Paulo e dos Telejornais da Globo, Record e Bandeirantes.
Bolsistas e orientandos vinculados:  Viritiana Almeida, Walmir Faria, Junior e Priscila Souza.
Áreas de interesse: Ciências Humanas, Ciência e política, mídia e política.