Estudantes da graduação, mestrado e doutorado vinculados à Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/UFPR montaram uma equipe para recepcionar os calouros cotistas do ultimo vestibular.
Antes de efetuar os procedimentos de registro acadêmico os calouros são cadastrados e recebem informações sobre o Programa. O NEAB, vinculado à PROGRAD/CEPIGRAD funciona no subsolo do prédio histórico da Santos Andrade.
Criado em 2002, oportuniza um espaço de debate constante, com relação de eventos da área, além de priorizar as pesquisas sobre o tema.
O estudante de mestrado em sociologia Roberto, explicou aos jovens que o NEAB oferece ainda curso de espanhol e Francês para os estudantes. Roberto destacou que o Programa foi o resultado de uma grande luta social política durante vários anos. E que o sistema de discriminação no Brasil não é apenas de classe e sim, de raça
O bolsista Jorge Santana explicou aos jovens que a UFPR oferece ainda oportunidade de apoio em moradia, alimentação e transporte, caso necessitem. Durante a conversa os bolsistas enfatizam a importância do Programa de cotas. O Programa está previsto para ocorrer no período de 2004 a 2014,inicialmente. O resultado tem sido bastante positivo, com excelente rendimento dos alunos cotistas.
Jorge é baiano, está em Curitiba há alguns anos e fala da importância do espaço do NEAB” Sinto orgulho de fazer parte do NEAB, sinto orgulho da conscientização da identidade de negro que hoje eu tenho”, diz.
Para os alunos de matemática, foi enfatizado que “´É importante para esses jovens que serão futuros professores terem consciência disso, para que estejam aptos a debaterem com seus alunos, criando uma geração sem discriminação".
A caloura Conceição Aparecida dos Santos, aprovada em matemática ouvia tudo atentamente. Aos 36 anos, Conceição trabalha como zeladora e contou com apoio de muitas pessoas que a incentivaram a nunca desistir do seu sonho “ Sempre quis ser professora de matemática, tinha muita facilidade com números desde criança e só agora que terminei o ensino médio, pude tentar”, conta. A caloura falou da importância do NEAB “É muito bom saber que há um espaço assim, que vai poder dar o apoio quando precisarmos. É bastante informação, mas vou buscar saber mais em breve”, enfatiza.
> A recepção dos calouros finaliza hoje. Par a quem quer saber mais, o NEAB funciona ao lado do registro acadêmico, no subsolo do Prédio Histórico da Santos Andrade, na UFPR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário